quarta-feira, 17 de outubro de 2012

LibreOffice Magazine

Foz do Iguaçu, 17 de outubro de 2012. É com imenso orgulho que a Comunidade LibreOffice Brasil anuncia o lançamento da primeira edição da revista LibreOffice Magazine no idioma português, na IX Conferência Latino Americana de Software Livre - Latinoware.

A todos os voluntários que participaram da criação desta primorosa revista, os sinceros agradecimentos.

Se você quiser colaborar com a revista, inscreva-se em nossa lista de discussão e colabore com a atividade que mais lhe agradar. Se você quer escrever, revisar ou diagramar, então, junte-se ao time de voluntários. A informação sobre a lista da revista encontra-se neste link: http://pt-br.libreoffice.org/suporte/listas-de-discussao/

Download LibreOffice Magazine - Edição 01: LM-Edição01


Sobre partos e renascimentos

No mês de setembro comemoramos dois anos de criação da The Document Foundation. Sinto-me particularmente agradecido por ter embarcado em uma aventura de alto risco, mas com a convicção que era a coisa certa a ser feita em 2010. Com um capital intelectual vasto sobre uma tecnologia que estava ainda mostrando seus frutos, fiquei receoso dos rumos tomados pela empresa que mantinha o OpenOffice.org em uma camisa de força que o impedia de evoluir no compasso que o mercado exigia de uma suíte office que almeja a maturidade.
Na época, eu era membro eleito do Conselho da Comunidade, composto por alguns representantes das comunidades mundo afora, e uma maioria de funcionários do principal patrocinador. Na reunião anual do Conselho, com a participação do principal executivo do projeto OpenOffice.org da empresa, soubemos que a participação da comunidade não era estratégica para os objetivos empresariais e que a condução do projeto seria feita pela empresa a revelia da comunidade. Este foi o momento em que percebemos a necessidade de uma ruptura. Nasceu então a The Document Foundation e o LibreOffice.
A alforria alcançada em 2010 fez com que, em dois anos, pudéssemos evoluir com o LibreOffice no ritmo que queríamos. Mudamos o perfil do software, dos seus atores no desenvolvimento e de suas comunidades. Hoje temos uma comunidade vibrante e atuante na promoção do software e, recentemente, no seu desenvolvimento. Com a chegada desses novos desenvolvedores, estamos marcando a presença do Brasil, e cada um individualmente no cenário internacional do LibreOffice, e mostrando que queremos participar deste processo criativo e ter como interferir na sua evolução.
Esta revista pretende ser a voz dos que orbitam em torno das tecnologias trazidas pelo LibreOffice. Fizemos nossa revista para a comunidade e também para os usuários do software. Para atender a esta missão trouxemos assuntos relacionados a casos de uso, dicas para melhor aproveitamento da ferramenta, artigos sobre novidades e tecnologias em software livre, entrevistas com personalidades da comunidade e para nossos próximos números, teremos nosso cantinho dos desenvolvedores brasileiros.
Esta é uma revista feita com dedicação e carinho de seus autores, diagramadores, editores e revisores, que o fazem de forma voluntária e portanto merecem todo nosso respeito, carinho e agradecimento por nos propiciar uma leitura estimulante e fazer com que gostemos cada vez mais do nosso LibreOffice.
Boa leitura!
Olivier Hallot

6 comentários:

  1. Que bom que vocês tiveram a coragem de encarar este desafio, e já estão colhendo os frutos, e com o lançamento desta revista ajudará muito mais na divulgação do LibreOffice.

    ResponderExcluir
  2. Esqueceram de embutir as fontes no pdf. Aqui está ilegível.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho!

    Muito bacana ver que, um projeto iniciado por nós há 5 anos, precisamente em Abril de 2007, ainda tem rendido bons frutos!

    http://broffice.org/revista

    Sinto muito orgulho de ter participado dessa equipe vencedora! Um dia ainda retorno!

    Parabéns!
    Marconi L. Pires

    ResponderExcluir
  4. Perdoem-me pela mensagem anterior. Eu apenas visualizei a revista através do reprodutor de pdf embutido no próprio Iceweasel 16 e as fontes ficavam todas misturadas com caracteres asiáticos com se eu não as possuísse instaladas em meu Debian. Por isso pensei que não as tivessem embutido no documento. Ao visualizá-lo no Evince tudo sai normal. Deve ser um problema no próprio visualizador do Iceweasel que é beta.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo ótimo trabalho. Adorei a revista, além de bons artigos esta muito, muito bonita. Abraços.

    ResponderExcluir